Como manter a casa limpa e organizda

Esquema prático da limpeza e faxina da casa

do blog: http://www.organizesemfrescuras.com/2013/07/limpeza-rapida-do-banheiro.html
A vida da gente é um corre corre, não é mesmo? Quando não estamos trabalhando, estamos cuidando da casa, dos filhos, do pet, do marido, da beleza .... (a lista não acaba!). Para cuidar da casa e ainda sobrar tempo para curtir a família e os amigos, é deixar a vida mais prática! Pensando nisto, montei um esquema super prático para a limpeza e a faxina da casa. Você pode ir adaptando as tarefas respeitando a rotina da sua casa e o que ficar melhor para você. Para facilitar, dividi em dois esquemas: um esquema para a limpeza e o outro para a faxina. Lembre- se: limpeza e faxina são diferentes.



Limpeza da casa

É aquela que fazemos diariamente (ou algumas vezes na semana) para não acumular tarefas mais tarde. Para quem não tem muito tempo ou não gosta de limpar a casa, escolha um ambiente por dia e marque 30 minutos no relógio. Desta forma, a limpeza não fica cansativa e você consegue manter a casa sempre limpinha.

Clique na imagem para melhor visualização


PS- Lavanderia ou área de serviço


Faxina da casa

A faxina é feita para manter a limpeza, isto é, uma limpeza mais profunda feita uma vez por semana ou a cada 15 dias. O que acho importantíssimo fazer toda semana é trocar a roupa de cama. As demais tarefas, vá adaptando com as necessidades da casa. 



Limpeza rápida da cozinha

Pode-se dizer que a falta de tempo é o grande inimigo da limpeza e da organização da casa, porém se você criar uma rotina das tarefas ficará muito mais fácil executá-las sem perder o nosso precioso tempo. Quer um exemplo? Às vezes, a limpeza completa da cozinha pode levar horas e horas, mas se você priorizar o tempo, dá perfeitamente para deixá-la limpinha em apenas alguns minutos. Aqui ficam algumas dicas para limpá-la de uma forma rápida e eficiente:






1- Cuide da louça suja. Jogue os alimentos indesejados no lixo orgânico ou normal, lave a louça ou use a máquina de lavar louça. Se for lavar à mão, deixe-a secando enquanto executa outras tarefas.

2- Ataque as panelas sujas. Nada de guardar panelas e frigideiras sujas dentro do forno, guarde- as sempre limpas nos seus devidos lugares. Encha as que estiverem muito sujas com água quente e um pouco de detergente e deixe de molho.

3- Limpe o fogão. Use uma esponja umedecida com um pouco de limpador multiuso para retirar as manchas mais resistentes.

4- Não se distraia. Tente não se distrair com a organização de armários e gavetas, concentre-se apenas em guardar os utensílios.

5- Guarde os alimentos. Ponha as sobras em potes adequados na geladeira. Ao guardar alimentos nos armários, veja se os potes estão bem fechados.

6- Recolha os objetos espalhados. Coloque os objetos que pertencem a outras partes da casa em um cesto e peça ajuda de alguém para guarda-los no lugar.

7- Limpe os balcões e mesas. Não é necessário se dedicar a uma limpeza completa. Apenas passe um pano úmido e detergente neutro sobre as superfícies.

8- Descarte o lixo. Para evitar o mau cheiro, livre-se do lixo e forre a lixeira com um saco novo. Separe o lixo orgânico do lixo reciclável.

9- Varra o chão. Passe a vassoura na cozinha para coletar a sujeira, retire com uma pá e jogue fora. Se o piso estiver muito sujo, passe um pano úmido com detergente neutro.

10- Passe o aspirador no chão. Se ainda tiver tempo, após se livrar de quase todas as migalhas e poeira ao varrer, passe rapidamente o aspirador, com um bocal para piso.

Limpeza rápida do banheiro

Muitas pessoas acham que o banheiro é o ambiente que dá mais trabalho para limpar e o que leva mais tempo, mas você sabia que dá para deixá-lo limpinho num piscar de olhos? Reúna os utensílios e produtos adequados e mãos à obra:




1- Areje o ambiente. Abra a janela ou ligue um exaustor enquanto segue os outros passos. A boa ventilação acaba com a umidade e o mofo.

2- Enxugue a pia. Com um pano ligeiramente úmido, limpe atrás das torneiras e a pia, retirando os resíduos de sabão e espuma. Esvazie e limpe a saboneteira, se estiver com água acumulada.

3- Limpe a banheira (se tiver). Com um pano ligeiramente úmido, limpe a banheira para retirar a espuma, cabelos e outras sujeiras. Enxugue atrás das torneiras e retire os cabelos do ralo.

4- Seque a cortina ou box. Se a cortina do chuveiro estiver molhada, abra-a completamente, agite e seque deixando-a aberta. Se for um box, enxugue-o com um pano que não solte pelinhos.

5- Limpe o vaso sanitário. Limpe o assento com papel toalha ou pano descartável e depois aplique o desinfetante dentro do vaso, principalmente nas bordas. Uma vez por semana, higienize a parte externa do vaso.

6- Limpe os espelhos. Tire as manchas dos espelhos com um pano de microfibra ligeiramente úmido. Use uma gotinha de detergente nas manchas mais resistentes.

7- Organize os itens de banheiro. Deixe na bancada do banheiro apenas os itens de uso diário, os demais vão para as gavetas e prateleiras. Para facilitar a limpeza, guarde alguns produtos de limpeza no banheiro (longe do alcance das crianças e animais)

8- Troque as toalhas. Uma vez por semana, substitua as toalhas de banho e de rosto. Se der, coloque-as na máquina imediatamente, ou então, deixe secar antes de coloca-las no cesto de roupas sujas.

9- Limpe o piso. Varra o chão para retirar a poeira. Pelo menos uma vez por semana, passe um pano com um produto de limpeza- concentre-se na área ao redor do vaso sanitário.

10- Esvazie o cesto de lixo. Tire o lixo diariamente e separe o que pode ser reciclado e o resto junto com o lixo doméstico. Forre o cesto com um saco limpo ou se quiser, reutilize jornal velho e faça vários "saquinhos". Veja o passo a passo de como fazer:





Comentários

Postagens mais visitadas